Opex X Capex: qual o ideal para a indústria 4.0?

Opex X Capex: qual o ideal para a indústria 4.0?

Show that you care: share!

A ascensão de novidades tecnológicas altera rotinas e o funcionamento das empresas, com transformações relacionadas a produtos, processos e pessoas. Além disso, é preciso considerar o cenário econômico no país e no mundo, que requer atenção especial para evitar danos que coloquem em risco a lucratividade e manutenção de negócios.

Neste texto, mostraremos as aplicações dos conceitos Opex e Capex, considerando a era da Indústria 4.0. Leia e saiba qual o melhor caminho para as finanças em sua organização.

Opex e Capex

Opex e Capex são siglas que traduzem custos e despesas de uma empresa em funcionamento – sendo muito usadas ​​no momento de fazer o planejamento financeiro de uma organização.

Capex, ou Despesas de capital, é uma despesa relacionada a investimentos e aquisições de bens de capital, enquanto Opex, ou Despesas operacionais , tem foco nas despesas e custos com manutenção de equipamentos e recursos relacionados a atividades e serviços da empresa.

A compra de uma impressora para imprimir catálogos, por exemplo, é Capex. Já a contratação de uma gráfica para impressão desses materiais é Opex.

No primeiro caso, o pagamento é efetuado no ato da compra e os descontos de tributação ocorrem a partir da depreciação do bem, enquanto no segundo os gastos ocorrem somente quando há necessidade do serviço e a dedução de tributação ocorre no ano corrente.

Opex e Capex na Indústria 4.0

Diante do rápido avanço tecnológico – característica inerente à Indústria 4.0, que já chegou à sua segunda onda -, o Opex passou a ocupar papel de protagonismo nas organizações. E existem bons argumentos para isso.

O ritmo das descobertas e inovações tecnológicas que tornam as tecnologias ultrapassadas mais rapidamente, bem como a possibilidade de terceirizar serviços e diminuir os encargos, fazem com que o Opex ofereça uma excelente relação custo-benefício para negócios.

Assim, ao invés de empregar um alto investimento na aquisição de computadores, por exemplo, é possível alugar os equipamentos. Além da economia de capital, a empresa:

  • não precisa se preocupar com a manutenção, que já está incluída no valor do aluguel;
  • evita depreciação, já que todo produto ou equipamento perde valor tão logo saia da loja;
  • pode substituir mais facilmente os equipamentos por outros mais modernos, sempre que necessário – inclusive, é possível alterar o fornecedor, ao final do contrato;
  • uma empresa não precisa se descapitalizar, mantendo o dinheiro em caixa ou usando-o para o que julgar mais interessante.

Não podemos esquecer, no entanto, que despesas com Capex são incorporadas como ativos no balanço da empresa. Esses bens tangíveis são os responsáveis ​​por demonstrar o valor patrimonial da organização, fazendo com que ela passe a ter maior valor no mercado.

Outros exemplos de substituição de Capex por Opex são:

  • aluguel de um imóvel comercial (Opex), ao invés de comprá-lo; 
  • assinatura de aplicativos usando o modelo de software como serviço (SaaS), no lugar de aquisição definitiva (Capex).

No próximo tópico, saiba mais sobre essas duas perspectivas, suas vantagens e desvantagens, tendo em vista a fase atual da indústria mundial e de que modo devem ser analisados ​​para gerar benefícios às atividades.

Capex e Opex: qual é o ideal na Indústria 4.0?

Para começar a responder essa questão, confira as principais vantagens e desvantagens de Opex e Capex:

  • Vantagens – Opex : maior facilidade de aprovação dos gastos (que costuma ser menor, quando comparados à outra modalidade); maior flexibilização dos custos, sem recorrer à descapitalização; dedução na tributação do ano corrente;
  • Desvantagens – Opex : valores são compreendidos como despesas (e não como investimentos); há possibilidade de custos altos a longo prazo;
  • Vantagens – Capex : o valor gasto é compreendido como investimento; dá retorno a longo prazo; aumento do fluxo de caixa dos ativos;
  • Desvantagens – Capex : altos custos em um curto prazo; maior dificuldade na aprovação dos gastos, geralmente maiores no Opex; depreciação dos bens adquiridos.

Decidir quanto ao uso de Capex ou Opex , portanto, depende de  uma avaliação que identifique a melhor opção para os resultados organizacionais, sendo essencial um estudo criterioso para comparar os custos de: fabricação de equipamentos, aquisição ou fornecimento de serviços, impostos, receitas e tempo de retorno do investimento em cada uma das opções (Capex e Opex).

Mas, como dissemos, é inegável que o Opex oferece a agilidade e a flexibilidade necessárias para as empresas manterem-se competitivas em um mercado que, atualmente, vive em constante mudança, fazendo uso dos mais modernos produtos e serviços e gerando economia para a organização.

Aliás, o momento do mercado atual até ganhou um nome próprio. É o momento VUCA, acrônimo que descreve quatro recursos muito presentes no nosso dia a dia: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (em inglês: volatility, uncertainty, complexity e ambiguity) – saiba mais lendo este artigo da Forbes.

Ter subsídios para definir Capex e Opex, garantirá os melhores benefícios para sua empresa. E, por falar em vantagens, aproveite para conhecer os diferenciais da Soluparts lendo este artigo sobre nossa proposta de valor

 

Subscribe to our newsletter:

Other recommended posts: